
Hellcife Metal Fest congrega, neste sábado 11 de junho, no Bomber Rock Bar, cinco das mais representativas bandas do cenário metal de Pernambuco, Paraíba e Alagoas
Por Wilfred Gadelha
Death, thrash, grindcore e até mesmo música regional. Quem for no sábado 11 de junho ao tradicional point do metal recifense, o Bomber Rock Bar, vai ter oportunidade de conferir as mais variadas representações da música pesada nordestina, num encontro de gerações e estilos. Infected Mind (PB), Code (AL), Cangaço, Rabujos e Pandemmy, as últimas três, pernambucanas da gema, prometem não deixar ninguém parado.
Vindo de Campina Grande, o quinteto Infected Mind é um dos mais experientes da noite e já dividiu palco com Korzus, Violator e Torture Squad, entre outras. Tendo na bagagem o CD Rascals of Destruction, lançado em 2006, os paraibanos acabaram de gravar o seu segundo álbum, intitulado Keep the Hate. A banda de death thrash metal conta em suas fileiras com o guitarrista Fábio Rolim, ex-integrante da lendária formação paraibana Nephastus
O Code, de Maceió, é uma espécie de all-star band do Nordeste. A banda traz em sua formação os paraibanos “exilados” em Alagoas Kedma Villar (vocalista, ex-baterista da primeira banda de death metal feminina do mundo, a campinense Mortífera), Yuri Villar (ex-guitarrista do Behavior) e Tárcio Bezerra (que fez carreira como baterista nas bandas Krueger e Nephastus), que se juntaram a Myro Rodrigues (ex-baixista da alagoana Avoid) e ao mineiro Reges Madureira, que já pilotou as guitarras da clássica banda Lou Cypher, de Belo Horizonte.
“Tocar no Recife é muito importante pra qualquer banda. Depois de 20 anos (a última vez foi na bateria do Mortífera, no Sport Club, em 1991), terei a chance de tocar para amigos de velha data, ao lado de amigos, na casa de amigos, num show produzido por amigos - o que aumenta a responsabilidade da performance. O Hellcife vai ser uma grande celebração ao metal e às amizades duradouras, construídas nesse meio”, diz a vocalista.
O Rabujos é pancadaria pura. Seu grindcore com pitadas de death metal já foi visto no Abril Pro Rock. Com duas músicas na coletânea Terra Batida, patrocinada pelo Funcultura, o quarteto é um dos pricipais expoentes do estilo no Nordeste.
O Cangaço é a nova joia da música pesada brasileira. Com pouco mais de um ano em atividade, tem em seu currículo a histórica vitória na seletiva nacional para o maior festival de metal do mundo, o Wacken Open Air, onde se apresentou em agosto de 2010. Um dos destaques do Abril Pro Rock 2011, o trio lança no Hellcife Metal Fest o seu EP Positivo, onde a banda mergulha mais ainda na mistura de death metal com música nordestina.
Já o Pandemmy chega ao Hellcife com moral. A banda vai representar Pernambuco na final nacional do Wacken Metal Battle, no festival Roça’n’Roll, em Varginha (MG), no dia 24 de junho. “Vamos representar a garra de nossa terra através de nossas canções e cimentar ainda mais o espírito lutador, ferrenho e criativo que é comum a nós pernambucanos, principalmente no terreno da música”, diz o vocalista Rafael Gorga. O quinteto de death thrash acaba de soltar o EP Idiocracy.
HELLCIFE, O FILME
O festival também será a oportunidade de os headbangers pernambucanos assistirem à “première” do curta-piloto Hellcife – Transformações: a cena metal no Recife pós-mangue. O filme é resultado da pesquisa cultural homônima, patrocinada pela Fundarpe e pelo Funcultura. “O projeto é apenas a ponta do iceberg. Vai se desdobrar em outras iniciativas: livro, documentário, disco. Vem muito mais por aí”, diz o jornalista Wilfred Gadêlha, diretor do curta, baseado no trabalho feito pelos pesquisadores pernambucanos Daniela Maria Ferreira e Amílcar Bezerra, além do francês Jorge de la Barre.
SERVIÇO
O QUÊ? Hellcife Metal Fest, com as bandas Infected Mind (PB), Code (AL), Cangaço, Rabujos e Pandemmy. Apresentação do curta Hellcife - Transformações: a cena metal no Recife pós-mangue
QUANDO? Sábado 11 de junho, a partir das 22h
ONDE? Bomber Rock Bar – Rua Álvarez Cabral, 142, Bairro do Recife
QUANTO? R$ 12,00. Ingressos à venda no local do show